NOFX

Gostou? Compartilhe:

NOFX é uma banda norte-americana de punk rock californiano/hardcore formada por Erik Sandin (bateria), Eric Melvin (guitarra) , El Hefe e Mike Burkett (a.k.a Fat Mike baixo e vocal) em 1983. O som da banda é diverso, utilizando elementos de skate punk, ska punk e hardcore punk. Suas canções geralmente abordam temas como política, sociedade, racismo, a indústria da música e religião, com doses humorísticas.

Em 1985 assina com a gravadora Mystic Records pela qual lança vários singles e EP. Divergências com a gravadora levaram a banda a mudar para a Epitaph Records (que pertence ao guitarrista do Bad Religion, Brett Gurewitz) e ao mesmo tempo Fat Mike cria o seu próprio selo Fat Wreck Chords.

O nome NOFX teve origem numa outra banda punk chamada Negative FX. Baseada nisso, a banda decidiu compor o nome com No FX (No Effects – Sem Efeitos), pois o som da banda não possuía nenhum efeito sonoro, extremamente comum nas músicas da década de 1980.

NOFX passa a ter notoriedade nos Estados Unidos em 1990 com o álbum “Ribbed”.

Em 1991 surge El Hefe como segundo guitarrista, formação que se mantém até hoje. Com a entrada de El Hefe alterou-se a sonoridade, passando a ter elementos de ska, logo gravam em 1992 com o álbum “White Trash, Two Heebs And A Bean”, ondem alcançam o sucesso repetindo a proeza dois anos mais tarde com o álbum “Punk In Drublic” que é até hoje o maior recorde de vendas da banda, com mais de um milhão de cópias vendidas.

A MTV começou então a pedir vídeos e as grandes gravadoras ofereciam contratos, mas os músicos mantiveram os seus princípios e recusaram as ofertas.

Em 1996 é lançado o álbum “Heavy Petting Zoo” com uma sonoridade ligeiramente diferente, mesmo assim conseguindo atrair o público. O álbum “So Long and Thanks for All the Shoes” de 1997 volta às origens e inclui elementos ska, sendo considerado o melhor álbum pelos próprios membros da banda, embora não consiga repetir o sucesso dos álbuns anteriores. Com “Pump Up The Valuum” (2000) surge um trabalho sem qualquer influência ska.

O álbum seguinte, “War on Errorism” (maio de 2003), é lançado pela Fat Wreck Chords criticando a presidência de George W. Bush. Em 2004 surge o Best-of intitulado “The Greatest Songs Ever Written (By Us)” editado pela Epitaph. Em 2006, lançaram, também pela Fat Wreck Chords o álbum Wolves in Wolves’ Clothing, com um foco menor em questões políticas e maior contra as religiões.

Recentemente o NOFX lançou o álbum “Coaster” e dois eps “Cokie the Clown” e “My Orphan Year”, a sonoridade da banda é a mesma abordando temas políticos, religiosos e algumas experiências de vida do vocalista Fat Mike, a música “My Orphan year” ou “Meu ano Orfão” aborda um lado mais pessoal do baixista, na qual relata o ano em que perdeu seus pais.

Wikipedia

Gostou? Compartilhe:

Post

Songs

Playlists

Revolution Radio