Cypress Hill

Gostou? Compartilhe:

A história do Cypress Hill começou em 1986, em Los Angeles, California. O grupo de hip-hop latino é formado por Sen Dog, DJ Muggs e Louis Freese (B-Real).

Em 1990, eles lançaram o primeiro single intitulado “How I Could Just Kill a Man”, com distribuição da Sony. Porém o Cypress Hill ficou conhecido mundialmente com o lançamento do primeiro álbum,”Cypress Hill”, lançado em 1991. Com os hits “Latin Lingo”, “Hand on the Pump” e “Stoned is the Way of the Walk”, o disco entrou em várias listas de melhor disco do ano de revistas especializadas.

As letras de suas músicas costumam falar sobre a legalização do consumo da maconha e dar apoio a NORML (organização que luta para reformar as Leis para a legalização da maconha), o que fazia com que o trio fosse considerado por muitos como revolucionários.

Em 1992, o álbum “Cypress Hill” ultrapassou a marca de um milhão de cópias vendidas nos Estados Unidos. Nesse mesmo ano, a banda lançou mais duas músicas, “The Phunky Feel One” e uma versão rap de “How I Could Just Kill a Man”, que se tornaram ‘hits’ no país.

Em 1993, chega às lojas o segundo álbum “Black Sunday”, que foi para o topo das paradas com o hit “Insane in the Brain”. Esse álbum atingiu a marca de mais de dois milhões de cópias vendidas. Para divulgação do novo álbum a banda saiu em turnê e participaram de importantes festivais, como o Lollapolloza e o Woodstock, aonde tocaram ao lado de bandas importantes como Pearl Jam, Soni Youth, The Beastie Boys, etc.

Em 1995, eles lançaram o terceiro álbum intitulado “Cypress Hill III — Temples of Boom”, que confirmou o sucesso do grupo com excelente retorno comercial. Além do terceiro álbum eles também gravaram a música “I Wanna Get High” para um álbum especial em prol da NORML.

Depois do lançamento do terceiro álbum o grupo sofreu uma recaída e em 1996 passaram um bom tempo na estrada e editaram apenas um EP que não chegou a ser lançado comercialmente. Os anos de 1997 e 1998 foram anos que os integrantes da banda se dedicaram a projetos paralelos como é o caso de B-Real, que esteve envolvido em projetos ao lado de Collio, LL Cool J, Busta Rhymes, Dr. Dre, entre outros. Sen Dog e DJ Muggs também aproveitaram a “parada” da banda para lançarem discos solos.

A volta da banda aconteceu em 1988 com o álbum “IV”. Em 1999, saiu “Los Grandes Êxitos em Espanõl” com as versões em espanhol dos maiores sucessos e foi seguido por uma turnê para o público latino.

Em 2000, eles lançaram o álbum duplo em inglês intitulado “Skull & Bones”. Nesse álbum continham tanto músicas de ‘hip hop’ como de rock. Empolgados com o sucesso, o Cypress Hill lança na seqüência os álbuns “Stoned Raiders” em 2001 e “Till Death Do Us Part” em 2004 comprovando que a banda havia voltado com tudo produzindo um som de excelente qualidade.

Ainda em 2004 a banda lança um DVD reunindo todos os clipes da trajetória musical da banda. Intitulado “Still Smokin’ – The Ultimate Video Collection”, o material conta ainda com seis faixas bônus gravadas ao vivo, durante uma performance do Cypress Hill em São Francisco, além de um especial de televisão de 30 minutos.

Discografia 1991 – Cypress Hill 1993 – Black Sunday 1995 – Cypress Hill III: Temples of Boom 1998 – IV 1999 – Los Grandes Exitos en espanhol 2000 – Skull & Bones 2001 – Stoned Raiders 2004 – Till Death Do Us Part

MTV Brasil

Gostou? Compartilhe:

Veja também...