The Donnas

Gostou? Compartilhe:

The Donnas é uma banda de hard rock americana, formada por quatro garotas estadunidenses, em 1993.

Amigas desde o ginásio em Palo Alto, na Califórnia, aos 14 anos elas começaram a ensaiar e provocar a todos com suas letras e seu som punk colado na irreverência dos Ramones, seus ídolos máximos. Sob o nome de Ragady Anne, dois anos mais tarde, no final de 1995, mudam o nome para The Donnas: Brett Anderson tornou-se Donna A, Allison Robertson, Donna R; Maya Ford, Donna F; e Torry Castellano, Donna C.

Dois anos depois, assinaram com uma gravadora independente Lookout! Records.

Carreira

Em 1997, é lançado o álbum The Donnas, considerado um disco de som simples e cru, influenciado por bandas de pop punk. No ano seguinte a banda lançou American Teenage Rock And Roll Machine que fez sucesso no cenário underground americano e europeu. Esse marca o fim da colaboração entre The Donnas e Darrin Raffelli, um músico amigo mais velho, que escrevia em conjunto com elas a maioria dos temas.

Em 1999 elas lançam o álbum Get Skintight, que exibe uma progressão sonora em relação aos discos anteriores. Do punk rock de garagem a The Donnas passa para um glam punk. Dois anos depois, a banda lança o álbum Turn 21 mantendo o estilo hard rock.

Era Atlantic

No inicio de 2002, a banda assinou um contrato com uma grande gravadora, a Atlantic Records de Ahmet Ertegün e que tem em seu histórico discos lançados de, entre outros, Ray Charles, Led Zeppelin e AC/DC. O primeiro disco pela gravadora e quinto da banda foi Spend the Night, lançado em 2002. Suas músicas abordam temas diferentes como sexo, festas, cerveja e carros. Esse é até hoje o único disco editado oficialmente no mercado brasileiro.

Em 2004, a banda editou o seu sexto disco, o Gold Medal. Esse disco traz um som acústico e a presença de violões em algumas faixas. A turnê desse CD levou a The Donnas a se apresentar no festival Big Day Out, em Sydney, na Austrália. Aproveitando as gravações de Gold Medal, as quatro decidiram gravar os covers de Dancing With Myself de Billy Idol e Roll On Down The Highway do Bachman Turner Overdrive para a trilha sonora dos filmes Meninas Malvadas e Herbie: Meu Fusca Turbinado, ambos protagonizados por Lindsay Lohan. Fall Behind Me também foi utilizada para o videoclipe da equipe americana de snowboard feminino para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2006 em Turim, na Itália.

Retorno ao mercado independente

No ano de 2007 a banda resolve voltar para o mercado indepentende ao criar o seu próprio selo, o Purple Feather Records. No mesmo ano editam o sétimo disco, o Bitchin’. O álbum dispõe de vários solos de guitarra e uma bateria forte. Em 2010 a baterista Torry Castellano anunciou sua aposentadoria no site da banda devido a uma tendinite. Torry foi substituída por Amy Cesari da banda The Demonics e hoje é estudante da Universidade de Stanford.

Em Agosto de 2012 anunciou que começaria a gravar o seu oitavo álbum de estúdio e nos shows chegou a executar uma nova canção chamada Tramp. Em Novembro de 2016 o selo Cherry Red Records re-lançou o quinto disco Spend The Night, que contém seis faixas bônus, que consistem de B-sides e canções de discos anteriores. Até julho de 2017, não há notícias sobre um novo álbum. O que se sabe é que elas continuam em hiato, até à data. O último show da banda foi realizado em Sioux City, Iowa, em 15 de Junho de 2012.

Wikipedia

Gostou? Compartilhe:

Veja também...