Bad Brains são inspiração contra a censura

A banda que foi banida em DC tornou-se ícone do punk

Foto: Imagem: divulgação
Gostou? Compartilhe:

No fim dos anos 1970, Washigton DC ainda não estava preparada para o som do Bad Brains. A música era caótica e inovadora, os shows eram épicos, a plateia ficava enlouquecida, mas as casas de shows não sabiam como lidar com a energia do público. A solução foi proibir as performances do grupo.

A história de quando o Bad Brains foi banido dos palcos de Washington está na música “Banned in DC”, clássico da banda que também dá nome ao primeiro trabalho de estúdio dos caras, lançado em fita K7, em 1982.

Na letra, H.R mostra que a censura e o boicote não os paralisaram, na real funcionaram como combustível para que fizessem mais e mais barulho. “Nós vamos cantar, vamos amar, vamos fazer isso dar certo de qualquer jeito”.Nem é preciso dizer que a resistência funcionou. Os Bad Brains mudaram-se para Nova York e seguiram seu caminho de experimentações com o hardcore, o reggae, o funk e o que mais passou pela cabeça de seus integrantes. Tornaram-se uma das bandas mais influentes da história do punk.

Em tempos de boicotes e proibições no Brasil, o exemplo do Bad Brains serve de inspiração. Dá pra resistir? Quais são as alternativas para combater os desejos onipotentes dessa turma que quer decidir o que pode ou não ser exibido no país?

A ONG Artigo 19 luta pelo direito à liberdade de expressão em todo o mundo. Confira o trabalho realizado por eles no Brasil clicando no botão.

Artigo 19

É uma organização não-governamental de direitos humanos nascida em 1987, em Londres, com a missão de defender e promover o direito à liberdade de expressão e de acesso à informação em todo o mundo.

Gostou? Compartilhe:

Veja também...