Lançamento: Cordillera resgata o rock experimental

Abre a mente e ouve essa sonzeira em primeira mão

Foto: divulgação
Gostou? Compartilhe:

O maior paradoxo da era digital é que, quanto mais informação, mais rasos nos tornamos. Com a música não é diferente: transposto pra indústria fonográfica, o pop transborda nas plataformas de streaming, sites de vídeo e canais offline. Nós, bastardos do rock, estaríamos condenados a ouvir os clássicos até a morte? Se depender do Cordillera, não.

Naturais de Campinas (SP), Victor Oliveira (vocal), Raphael Moretti (guitarra), Tarcísio Barsalini (guitarra), Matheus Vazquez (bateria) e Pedro Ghoneim (baixo) ousam produzir em um terreno deixado em segundo plano pelas grandes gravadoras: o rock progressivo. Em junho do ano passado, debutaram com Ruptura, álbum com sonoridade que remete tanto à Rush e Pink Floyd quanto à nomes mais recentes como Steven Wilson e Porcupine Tree, em uma embalagem sombria e soturna.

Com o sucessor previsto para outubro deste ano, o Cordillera lança hoje o single “Black Sea”, que evidencia uma ampliação do espectro sonoro. Sem largar as raízes, a faixa incorpora o grunge/rock alternativo dos anos 90, em uma releitura própria: assim como o trecho da letra que diz “Route signs poiting randomly” (placas de trânsito apontando randomicamente), a estrutura da melodia não é óbvia, em uma construção que foge ao verso-refrão-verso-refrão. Ou seja, o experimentalismo que já foi DNA pulsante do rock em Sgt. Peppers, Hendrix, Zappa e Yes. De acordo com o vocalista Victor, “o Cordillera quer dizer que o rock não precisa ser careta. Ao contrário, o estilo sempre representou confronto e estamos aqui, enfrentando as tendências, pra mostrar que fazer rock ainda é inovador, progressista e faz a veia pulsar”.

Se depender do Cordillera e de bandas com a mesma iniciativa, teremos de volta um cardápio mais vasto e apetitoso para matar a fome de novidade. Então abre a cabeça e ouve essa sonzeira que a Revolution Radio traz pra você em primeira mão:

Gostou? Compartilhe:

Veja também...